sábado, 27 de agosto de 2011

Igreja Matriz de Coucieiro

A Igreja Matriz de Coucieiro foi edificada no longínquo século XII, tendo sido sagrada em 1164, no reinado de D. Afonso Henriques, por D. Paio Mendes.

Foi Comenda da Ordem de Cristo e edifício religioso da Ordem dos Templários.

O interior mantém evidências do estilo românico. Patenteia uma planta longitudinal, com uma só nave, capela mor retangular, torre sineira quadrangular e uma pequena janela ladeada por colunas com capiteis românicos e frontão curvilíneo.

Os capiteis da fachada principal apresentam uma decoração alicerçada em elementos vegetalistas. Avultam ainda, como elementos decorativos, alguns motivos vegetais e animais, nas fachadas laterais.

Igreja de Oriz Santa Marinha

Embora se desconheça a data precisa da edificação da Igreja de Oriz Santa Marinha, crê-se que a mesma tenha tido lugar antes do século XVIII e, provavelmente, sobre um templo románico ali existente.

A planta é constituída por uma só nave, longitudinal, que apresenta ainda, na sua parte anterior, um alpendre, uma capela mor e uma sacristia quadrangulares.

A talha dourada, na capela mor e nos altares laterais, evidencia a exiberância do barroco joanino, sendo ainda de notar a diversidade de motivos decorativos, nomeadamente os elementos vegetalistas e animalistas.